sexta-feira, 31 de julho de 2015

Disciplina de Conforto Lumínico e Acústico

Projeto Luminotécnico






PROJETO DE INTERVENÇÃO URBANA - MÓOCA


PRANCHA SINTESE - ESTUDO DA ÁREA

PRANCHA - PROJETO DE INTERVENÇÃO URBANA 

DETALHE DE INTERVENÇÃO - CONJUNTOS RESIDENCIAL E COMERCIAL

CORTE E ELEVAÇÃO DO DETALHE


PROJETO URBANO - BAIRRO NOVO - ÁGUA BRANCA


Este projeto  tem por objetivo apresentar uma proposta urbanística em uma área pontual do bairro da Água Branca. Levando em consideração seus aspectos positivos e negativos. Para compreender melhor, trata-se de uma área limitada pelas avenidas Marquês de São Vicente, Nicolas Boer e Santa Marina, além das linhas de trens da CPTM, isolada dos bairros vizinhos, rodeada por um transito caótico, e dominada por fábricas e galpões. Porém, está localizada numa região privilegiada, próxima do terminal da Barra Funda, a região central e financeiro da cidade, estradas e vias rápidas importantes. Com base nesta análise e com estudo de campo desenvolveu-se um plano urbanístico para o bairro, que será apresentado neste trabalho.

Partiu-se do pressuposto de que o bairro novo deve promover a valorização do pedestre, tornando a região mais agradável, segura e dinâmica. O projeto teve como premissa básica desenvolver um bairro que fornecesse aos seus moradores e frequentadores espaços de lazer, compras, educação e saúde, distribuídas de forma estratégica pelos quarteirões, para que tivessem fácil acesso, minimizando a necessidade de utilizar o automóvel. O sistema viário foi desenvolvido de forma não orientado pelo sentido normal norte-sul, onde se criou dois eixos principais, que seriam uma via colateral paralela à linha do trem e a uma via colateral centralizada no bairro, ligando a Avenida Marquês de São Vicente a via colateral paralela à linha do trem. Nas vias primárias projetou-se a ciclo faixa e as calçadas foram complementadas por galerias cobertas sob os prédios lindeiros; as esquinas foram configuradas como espaços generosos e equipadas com mobiliário urbano adequado. Em todas as vias públicas as calçadas possuem no mínimo 3,5m de largura, para uma circulação confortável; as travessias de pedestres são por meio de “lombo-faixas”, lombadas suaves de concreto armado que, niveladas com as calçadas, facilitariam seu uso por idosos, crianças e portadores de deficiências físicas.Outro ponto relevante para o partido arquitetônico do projeto é a questão da área verde, onde se optou por criar um parque linear sobre os trilhos das duas linhas de trem da CPTM. No qual, se liga diretamente ao centro cultural e o centro esportivo, além disso, serviria de transposição segura e prática para aos bairros vizinhos, Lapa e Pompéia.  









PAISAGISMO - ESTUDO PAISAGÍSTICO










INTRODUÇÃO AO PAISAGISMO

MAQUETE - PLANO DE MASSAS












PROJETO DE INTERVENÇÃO URBANA 

JAÇANÃ/TREMEMBÉ



Dentro da área de intervenção a equipe desenvolveu o projeto em dois pontos importantes; a área de interesse social e a área do parque linear que foram interligados entre si por meio de transporte e equipamentos públicos.
Partiu-se do pressuposto de desenvolver uma parte do bairro do Tremembé, trazendo qualidade de vida para as pessoas que ali habitam e frequentam, assim, tendo o projeto como objetivo de desenvolver um bairro que fornecesse aos seus moradores e frequentadores espaços de lazer, comércio e educação. O projeto tem como premissa reestruturar o sistema viário, com o alargamento das vias e calçadas facilitando assim, a circulação do transporte público, e pedestre. Além disso, trazer a arborização ao lugar com novas áreas verdes e a recuperação das margens do córrego, propondo um parque linear no seu entorno. E a regularização das moradias criando habitações de interesse social integradas ao comércio, que visa melhorar a qualidade de vida dos moradores daquela região, além de criar uma padronização de moradias no bairro.

PLANTA DE INTERVENÇÃO

PLANTA DE INTERVENÇÃO - PARQUE LINEAR

Cidades Invisíveis - Ítalo Calvino
Interpretação em maquete - Cidade de Tecla , interminável construção.








SOFTWARE - AUTOCAD

Planta de uma unidade de apartamento desenvolvida no AutoCad.


PROJETO - ESCOLA PADRÃO FDE

PARTIDO ARQUITETÔNICO


O presente projeto tem por objetivo desenvolver, com base nas normas da FDE, uma escola para o ensino médio, localizado no bairro de Itaquera, em São Paulo, propondo um espaço diferenciado e agradável para os alunos e funcionários. 
A premissa básica foi criar uma linguagem moderna, inovadora, e ao mesmo tempo funcional e confortável, seguindo todas as normas e padrões FDE, como as dimensões das salas, dos banheiros, da cobertura e das quadras. Também, foi incluído na proposta, todo o programa de atividades que devem ser oferecidas pela escola. 
No desenvolvimento do projeto foram observadas as condições da topografia da região e a posição do terreno em relação às ruas . Para a escola, foi proposto um bloco centralizado e integrado com todas as suas atividades, criando eixos  de circulação por toda a extensão . 
Além disso, foram projetados três acessos, aproveitando as áreas com menos declividade do terreno, para que os mesmos estivessem no nível da rua de acesso, facilitando assim, a locomoção por toda a área da escola. O primeiro acesso é o principal, está destinado para pedestres (funcionários, alunos e seus familiares); o segundo é para veículos e, o terceiro e último utilizado nos finais de semana, é o acesso direto para as atividades esportivas e área externa da escola.
A escola possui quatro pavimentos: térreo, 1º pavimento, 2º pavimento e 3º pavimento, cujos ambientes estão divididos em áreas pedagógicas, administrativas e vivência, todas acessíveis a circulação vertical (escadas e elevadores). 



sexta-feira, 17 de julho de 2015


Proposta de Intervenção Urbana
Município de Santana de Parnaíba

Este trabalho desenvolvido em equipe, onde a proposta é promover uma reestruturação urbana no Município de Santana de Parnaíba a partir das problemáticas e potencialidades do município baseadas nas diretrizes do Estatuto da Cidade e no Plano Diretor do Município, com o intuito de promover maior integração das áreas que constituem o município e abordando melhorias Ambientais, Educacional , Social e Econômica . 






quinta-feira, 16 de julho de 2015



Mobiliário Urbano 

Trabalho desenvolvido em equipe  na disciplina de Laboratório de tecnologia, aplicando dos conceitos de material e técnica na elaboração  do projeto e execução do banco em argamassa armada.



Vistas do banco de argamassa armada


CENTRO UNIVERSITÁRIO FIAM FAAM 
ARQUITETURA E URBANISMO

TRABALHO DESENVOLVIDO EM EQUIPE - 7º SEMESTRE
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA   







Edifício da Rua Franklin, 1903 – Paris.                                 
Estudo de Caso e desenvolvimento de Maquete

Edifício da Rua Franklin
  O edifício da rua Franklin esta localizado na área urbana consolidada de Paris, próximo a grandes monumentos, tem como paisagem a Torre Eiffel. O prédio de uso residencial que está inserido em um terreno com aproximadamente 20m de frente e com no máximo 15m de profundidade, consistiu ao arquiteto Perret desenvolver um partido de implantação que visasse o melhor aproveitamento do terreno, garantindo ventilação e iluminação natural. O edifício da rua Franklin é composto por dez andares, o térreo, que possui uma única entrada principal, que leva a um Hall, onde se localizam os elevadores, social e de serviço, e as escadas, também social e de serviço . O primeiro ao sétimo está os pavimentos tipo, situando um apartamento por andar. O primeiro andar tem um terraço, que na verdade, e a projeção da laje de cobertura do térreo. Já o sexto e sétimo pavimento muda a planta baixa apenas com os recuos para acomodar os terraços. Além disso, o oitavo, que se encontram os dormitórios dos empregados e o nono, onde está a lavanderia e o terraço, que possui um acesso exclusivo para os moradores.
 Auguste Perret visava o melhor aproveitamento do espaço, sendo assim, projetou as aberturas frontais recuadas para as janelas e as áreas das cozinhas, transferindo o pátio interno para frente do edifício, distribuiu todos os cômodos de área intima ou social voltados para a rua, ficando os três ambientes de estar dispostos simetricamente no centro da planta . Na parte posterior do edifício, concentrou os acessos verticais e os banheiros, deixando um recuo dos limites do lote, criando um eixo de ventilação e iluminação natural.

Maquete desenvolvida em grupo
Detalhes de ornamentação do edifício


CENTRO UNIVERSITÁRIO FIAM FAAM 
ARQUITETURA E URBANISMO- 1º SEMESTRE 2015
TRABALHO DESENVOLVIDO EM EQUIPE - 7º SEMESTRE
HISTÓRIA E TEORIA DA ARQUITETURA E URBANISMO NO SÉCULO XX   
perret4.jpg