PROJETO URBANO - BAIRRO NOVO - ÁGUA BRANCA
Este projeto tem por objetivo apresentar uma proposta urbanística em uma área pontual do bairro da Água Branca. Levando em consideração seus aspectos positivos e negativos. Para compreender melhor, trata-se de uma área limitada pelas avenidas Marquês de São Vicente, Nicolas Boer e Santa Marina, além das linhas de trens da CPTM, isolada dos bairros vizinhos, rodeada por um transito caótico, e dominada por fábricas e galpões. Porém, está localizada numa região privilegiada, próxima do terminal da Barra Funda, a região central e financeiro da cidade, estradas e vias rápidas importantes. Com base nesta análise e com estudo de campo desenvolveu-se um plano urbanístico para o bairro, que será apresentado neste trabalho.
Partiu-se
do pressuposto de que o bairro novo deve promover a valorização do pedestre,
tornando a região mais agradável, segura e dinâmica. O projeto teve como
premissa básica desenvolver um bairro que fornecesse aos seus moradores e
frequentadores espaços de lazer, compras, educação e saúde, distribuídas de
forma estratégica pelos quarteirões, para que tivessem fácil acesso,
minimizando a necessidade de utilizar o automóvel. O sistema viário foi
desenvolvido de forma não orientado pelo sentido normal norte-sul, onde se
criou dois eixos principais, que seriam uma via colateral paralela à linha do
trem e a uma via colateral centralizada no bairro, ligando a Avenida Marquês de
São Vicente a via colateral paralela à linha do trem. Nas vias primárias
projetou-se a ciclo faixa e as calçadas foram complementadas por galerias
cobertas sob os prédios lindeiros; as esquinas foram configuradas como espaços
generosos e equipadas com mobiliário urbano adequado. Em todas as vias públicas
as calçadas possuem no mínimo 3,5m de largura, para uma circulação confortável;
as travessias de pedestres são por meio de “lombo-faixas”, lombadas suaves de
concreto armado que, niveladas com as calçadas, facilitariam seu uso por
idosos, crianças e portadores de deficiências físicas.Outro ponto relevante
para o partido arquitetônico do projeto é a questão da área verde, onde se
optou por criar um parque linear sobre os trilhos das duas linhas de trem da
CPTM. No qual, se liga diretamente ao centro cultural e o centro esportivo,
além disso, serviria de transposição segura e prática para aos bairros
vizinhos, Lapa e Pompéia.
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