sexta-feira, 31 de julho de 2015


PROJETO URBANO - BAIRRO NOVO - ÁGUA BRANCA


Este projeto  tem por objetivo apresentar uma proposta urbanística em uma área pontual do bairro da Água Branca. Levando em consideração seus aspectos positivos e negativos. Para compreender melhor, trata-se de uma área limitada pelas avenidas Marquês de São Vicente, Nicolas Boer e Santa Marina, além das linhas de trens da CPTM, isolada dos bairros vizinhos, rodeada por um transito caótico, e dominada por fábricas e galpões. Porém, está localizada numa região privilegiada, próxima do terminal da Barra Funda, a região central e financeiro da cidade, estradas e vias rápidas importantes. Com base nesta análise e com estudo de campo desenvolveu-se um plano urbanístico para o bairro, que será apresentado neste trabalho.

Partiu-se do pressuposto de que o bairro novo deve promover a valorização do pedestre, tornando a região mais agradável, segura e dinâmica. O projeto teve como premissa básica desenvolver um bairro que fornecesse aos seus moradores e frequentadores espaços de lazer, compras, educação e saúde, distribuídas de forma estratégica pelos quarteirões, para que tivessem fácil acesso, minimizando a necessidade de utilizar o automóvel. O sistema viário foi desenvolvido de forma não orientado pelo sentido normal norte-sul, onde se criou dois eixos principais, que seriam uma via colateral paralela à linha do trem e a uma via colateral centralizada no bairro, ligando a Avenida Marquês de São Vicente a via colateral paralela à linha do trem. Nas vias primárias projetou-se a ciclo faixa e as calçadas foram complementadas por galerias cobertas sob os prédios lindeiros; as esquinas foram configuradas como espaços generosos e equipadas com mobiliário urbano adequado. Em todas as vias públicas as calçadas possuem no mínimo 3,5m de largura, para uma circulação confortável; as travessias de pedestres são por meio de “lombo-faixas”, lombadas suaves de concreto armado que, niveladas com as calçadas, facilitariam seu uso por idosos, crianças e portadores de deficiências físicas.Outro ponto relevante para o partido arquitetônico do projeto é a questão da área verde, onde se optou por criar um parque linear sobre os trilhos das duas linhas de trem da CPTM. No qual, se liga diretamente ao centro cultural e o centro esportivo, além disso, serviria de transposição segura e prática para aos bairros vizinhos, Lapa e Pompéia.  









Um comentário:

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